terça-feira, 16 de abril de 2013

HQs que ensinam biologia

Por Jéssica Oliveira



Olá pessoal, na última postagem (que já faz um bom tempo), eu havia falado sobre os poderes de alguns super-herois e alguns "super-humanos" e dei algumas dicas (na verdade eu pesquisei em blogs) sobre como o professor pode trazer esse universo que encanta os adolescentes para as aulas de biologia, utilizando os desenhos, vídeos e filmes.
Hoje, procurando algum tema bem legal pra postar, encontrei uma reportagem sobre estudantes de Biologia da UFSCar, em Sorocaba, que produzem (criam e ilustram) HQs como uma forma de repassar o conhecimento de biologia de maneira divertida e acessível. É um método diferente que os professores do ensino básico tem para utilizar nas aulas e que serve para atrair a atenção daqueles alunos que não "curtem" a matéria ou não tem afinidade pela mesma.

Fonte: http://porvir.org/wp-content/uploads/2013/01/GiBIO-Zine-UFSCAR.jpg

Bom, tudo começou com uma atividade despretensiosa de um professor: procurar, recortar, xerocar e colar imagens e textos para que os alunos pudessem aprender conceitos de biologia. As atividades se tornaram o primeiro passo para o surgimento da GIBIOzine, produzida semestralmente pelos alunos da UFSCar. Aos poucos a publicação foi ganhando proporções maiores, se expandiu para além dos muros da faculdade e passou a contar com a colaboração de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas locais e de colaboradores de todo o país.
A produção dos HQs surgiu, principalmente, como uma maneira divertida de divulgar os conteúdos científicos praticados pelos estudantes, tirando o rigor conceitual acadêmico, para apresentá-los com uma linguagem de fácil compreensão.
Os universitários tem liberdade total de criar histórias, que muitas vezes são contadas em forma de fábulas, como na edição Giobiografias - árvore giobiológica. Na publicaçã, os insetos ganharam voz para contar a biografia de cientistas famosos, professores e biólogos brasileiros.


Os primeiros exemplares nasceram em 2007 e foram avançando editorialmente ao longo dos anos. Hoje, a revista é produzida com a colaboração de universitários de diferentes regiões do país, como São João Del Rey e Uberlândia, em Minas Gerais, Goiânia e Rio de Janeiro.




Hoje, as edições são online, com a mais avançada tecnologia. A tecnologia tem permitido, inclusive, a edição de edições tridimensionais. 

Para quem quiser ler a reportagem completa, aí vai o link do site da uol, onde foi publicado:


Para quem tiver interesse em conhecer ou ler alguma ou todas as GIBIOzines, aí também vai o link do site da UFSCar onde as edições estão disponibilizadas:




Provavelmente esse será o meu último post, pois a quantidade de postagens solicitadas pela disciplina já foi alcançado, no entanto farei o possível para de vez em quando atualizar o blog com mais postagens interessantes sobre o universo da biologia e também a sua ligação com o ensino. Abraços a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário